A Fecomércio Rondônia e Sindicatos Filiados incentivam os rondonienses a comprarem do comércio de seu município. Mesmo com as medidas restritivas estabelecidas pelo decreto do governo do Estado n° 25.728, é possível comprar no comércio em locais que estão funcionando como serviço essencial, ou ainda aderindo aos serviços disponíveis como delivery, drive thru ou retirada no local.
Além disso, muitos estabelecimentos do comércio varejista de bens de uso pessoal ou doméstico, estão trabalhando com vendas on-line e entrega exclusivamente em domicílio. “Por isso contamos com apoio dos nossos consumidores do estado para que comprem em Rondônia. Fiquem atentos nas redes sociais dos estabelecimentos de sua preferência e não deixe de fazer as suas compras. Ao sair de casa para ir em algum estabelecimento de serviço essencial não esqueça de usar sua máscara, álcool em gel e manter o distanciamento. Lembre-se que muitas empresas e trabalhadores necessitam do seu apoio para sobreviverem. Valorize o comércio local e ajude nossa economia”, afirmou Raniery Coelho, presidente da Fecomércio Rondônia.
A Fecomércio e seus Sindicatos Filiados informam sobre o novo decreto de isolamento social restritivo - n° 25.728, de 15 de janeiro de 2021. O decreto entra em vigor a partir deste domingo (17/01) e é válido até 26 de janeiro de 2021, podendo ser prorrogado.
Confira abaixo o resumo do decreto:
Municípios nas fases 1 e 2
Fase 1: Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Vilhena, Ouro Preto D’Oeste, Nova Brasilândia D’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Espigão D’Oeste, Machadinho D’Oeste, Cabixi, Cacaulândia, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado D’Oeste, Corumbiara, Monte Negro, Novo Horizonte D’Oeste, Rio Crespo, São Miguel do Guaporé e Vale do Anari.
Fase 2: Ji-Paraná, Candeias do Jamari, Jaru, Guajará-Mirim, Urupá, Rolim de Moura, Buritis, Santa Luzia D’Oeste e Pimenta Bueno
Os municípios enquadrados nas fases 1 e 2 devem adotar o toque de recolher entre as 20 h e 06 h. Para circular durante o horário é necessário apresentar declaração de autorização, disponível no decreto.
O que funciona:
Fase 3
Mirante da Serra, Primavera de Rondônia, Theobroma, Alvorada D'Oeste, São Felipe D'Oeste, Alta Floresta D'Oeste, Alto Paraíso, Campo Novo de Rondônia, Castanheiras, Costa Marques, Cujubim, Governador Jorge Teixeira, Itapuã D'Oeste, Ministro Andreazza, Nova Mamoré, Nova União, Parecis, Pimenteiras D'Oeste, Presidente Médici, São Francisco do Guaporé, Seringueiras, Teixeirópolis, Vale do Paraíso;
Os municípios enquadrados nesta fase devem seguir as normas estabelecidas no decreto (Nº 25.470);
Atualização do Decreto 25.728 de Isolamento Social Restritivo
O Decreto 25.729 de 16 de janeiro de 2021 atualiza o decreto 25.728 de Isolamento Social Restritivo em 29 municípios de Rondônia. Sendo atualizadas as seguintes medidas:
Confira os decretos na íntegra, inclusive a atualização do decreto de isolamento social restritivo no site: www.coronavirus.ro.gov.br
O Sistema Fecomércio, Sesc, Senac, juntamente com seus Sindicatos Patronais Filiados e o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Estado de Rondônia – SINEPE, realizaram na tarde desta quinta-feira (14/01) a entrega de 12 mil luvas cirúrgicas para a Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, com objetivo de contribuir no enfrentamento à covid-19 em Rondônia.
Os insumos hospitalares foram entregues ao secretário estadual de saúde, Dr. Fernando Máximo, pelo vice-presidente da Federação, Julio Gasparelo e pelo presidente do SINEPE, Roberto Muniz. Também esteve presente na entrega o Gerente da Central de Abastecimento da Sesau, Tadeu Sanchez Pinheiro.
O vice-presidente da Federação colocou à disposição do governo do estado as unidades do sistema para servirem como pontos de vacinação. “É momento de nos ajudar e andarmos de mãos dadas para vencermos essa batalha, por isso aproveitamos a oportunidade para oferecer nossas unidades do Sesc e Senac para servirem como pontos de vacinação caso necessário, bem como nossos profissionais de enfermagem”, afirmou Julio Gasparelo.
O presidente do SINEPE, Roberto Muniz também aproveitou a ocasião e colocou as unidades particulares de ensino à disposição. “Podem contar com nossa ajuda no que for necessário nesta luta”, afirmou.
O secretário agradeceu as doações e ressaltou o apoio prestado pelo sistema Fecomércio desde o início da pandemia. “Agradecemos em nome da secretaria estadual de saúde e do governador Marcos Rocha, o gesto de solidariedade, especialmente nesse momento de pandemia que estamos passando, com aumento de preços e escassez de materiais, como luvas por exemplo. A união faz a força e com essa ajuda iremos salvar vidas de muitos rondonienses”, agradeceu o secretário.
O Sistema Fecomércio, Sesc, Senac Rondônia e seus Sindicatos Filiados, através do presidente Raniery Araujo Coelho e diretoria, parabenizam os prefeitos e vices, bem como os vereadores empossados nos 52 municípios do Estado, eleitos de forma democrática nas eleições de 2020.
“Sabemos do papel fundamental que os prefeitos e vereadores têm para o desenvolvimento de uma cidade. Por isso, desejamos a todos um excelente mandato e reiteramos que nosso Sistema estará sempre à disposição para contribuir em ações que venham somar ainda mais com o crescimento do nosso estado, seja através de parcerias voltadas para atendimento à população ou ainda em assuntos e projetos de interesse dos nossos empresários e dos trabalhadores do comércio em defesa do desenvolvimento da economia e do turismo de Rondônia”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc, Senac e vice-presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia - Fecomércio/RO, informa aos empresários e população, que as agências bancárias da capital vão abrir para atendimento ao público no dia 5 de janeiro de 2021 (terça-feira) feriado pelo aniversário de 106 anos de Porto Velho. A data deveria ser celebrada no dia 2 de outubro, mas foi adiada pelo Decreto Municipal n° 16.943 (de 30 de setembro de 2020), assinado pelo prefeito Hildon Chaves, atendendo as autoridades de saúde que recomendavam o isolamento e distanciamento social por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19).
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Banco Central (Bacen) especificou que apenas os sábados, domingos e feriados de âmbito nacional (como a segunda e terça feira de carnaval, Corpus Christi, Dia de Finados...), conforme Resolução n.º 2932, de 28 de fevereiro de 2002, não são considerados dias úteis para fins de operações praticadas no mercado financeiro, ou seja, não há atendimento ao público em todo o território nacional. Já as chamadas “datas originais” dos feriados municipais e estaduais, que tenham sido antecipados (ou adiados), permanecem com previsão regulatória de compensação de cheques e troca de reservas. Ou seja, para os bancos não são feriados e deve haver “atendimento bancário ao público nas localidades que tenham antecipado estas datas”.
Fecomércio Rondônia com informações do SEEB/RO
A Federação do Comércio comemora mais um importante passo para o alfandegamento do Aeroporto Jorge Teixeira de Oliveira - a compra de equipamentos feita pelo Governo do Estado, através da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura-SEDI. O escâner por raio-x multivisão foi entregue nesta semana para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária-INFRAERO.
Trata-se de mais um avanço nas metas previstas no Termo de Cooperação, assinado entre o Governo de Rondônia e a Infraero, com a finalidade de dotar os órgãos públicos das condições necessárias para exercer o controle sobre o fluxo de pessoas e mercadorias no Aeroporto de Porto Velho.
Essa parceria entre o governo do estado e a Infraero é resultado de um importante trabalho de união entre a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia - Fecomércio, Sedi, ABAV, Setur, empresa Rima, Tribunal de Contas por meio do Profaz e outras entidades que fazem parte do Conselho Empresarial de Turismo - CONETUR, para internacionalizar de fato o aeroporto.
O presidente da Fecomércio e vice-presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho destaca que é um orgulho fazer parte dessa história. “São anos de luta em busca de melhores condições de voos para nosso estado. Parabenizamos o governador Marcos Rocha pela compra dos equipamentos e pelo empenho e dedicação das secretarias envolvidas nesta caminhada para que possamos ter voos internacionais e um maior intercâmbio com os países vizinhos. Sem dúvida, o Governo e a iniciativa privada de Rondônia estão buscando, com o alfandegamento, modificar a aviação regional e fazer o Estado de Rondônia ocupar seu papel estratégico nas relações comerciais da Amazônia".
Os últimos índices econômicos tem sido muito mais animadores para a economia brasileira e de Rondônia. Há, como se verificar, uma retomada gradual, nos diversos setores da economia, e, por isto, estamos no momento estratégico de um grande aquecimento do mercado, com o pagamento do 13º salário, das festas de fim de ano e das férias. Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia-Fecomércio/RO trata-se do momento certo para as empresas buscarem ter um trimestre positivo de vendas e de fechamento de bons negócios.
O presidente da Fecomércio/RO e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo-CNC, Raniery Araujo Coelho, afirmou que a diretoria e sindicatos filiados, tendo em vista os problemas da pandemia, tem grande preocupação em estimular o comércio local, para que tudo aconteça com muita responsabilidade. “Precisamos retomar à normalidade, com segurança e as medidas protetivas, para fechar o ano com chave de ouro”, disse.
Para Raniery, mesmo as medidas mais restritivas tomadas pelo Governo do Estado, que tem a finalidade correta de prevenir um retrocesso, não irão afetar tanto as vendas de fim de ano. O acesso a recursos, como o 13º salário e o auxílio emergencial, mesmo que em valores menores, deve assegurar que as vendas deste ano, em muitos setores, sejam iguais aos do ano passado e, em alguns, até melhores, então, temos um otimismo positivo em relação as vendas de fim de ano”.
Compre em Rondônia
Raniery Coelho reforçou ainda a importância de os consumidores comprarem em Rondônia neste final de ano. “Quando você consumidor adquire produtos nas lojas locais está contribuindo para o fortalecimento de nossas empresas, o aumento de empregos e o crescimento de nosso Estado. Aproveite as variedades de produtos e facilidades disponíveis em nosso comércio e não deixe de presentear neste natal quem você ama”, afirmou Raniery, que completou destacando a necessidade de tanto empresários como consumidores seguirem as medidas protetivas estabelecidas pelo governo do Estado, atentos as orientações de distanciamento.
“Todos devem fazer a sua parte. Não podemos deixar de usar máscaras, cuidar do distanciamento social e usar o álcool 70. São cuidados essenciais para evitar a transmissão do vírus e continuarmos com o nosso comércio aberto”, completou.